quinta-feira, 17 de março de 2011

Eu Amei Victoria Blue

Com o grande sucesso do filme "Bruna Surfistinha", o livro de Raquel Pacheco, "O Doce Veneno do Escorpião" voltou às prateleiras com força total. Mas toda a história da Bruna já é conhecida, tanto que virou filme. Então vou lhes apresentar Victoria Blue, para os mais íntimos, Fernanda.

O escritor Estêvão Romane retrata uma história verídica aos olhos do personagem Davi. A história de um brasileiro vivendo em Nova York em busca de conhecimentos, novas experiências, estudando, curtindo a vida, poderia ser escrito por milhares de compatriotas e ser um livro chato, como um diário. Mas Davi tem algo a mais que nenhum outro diário tem. Ninguem tinha Fernanda em sua história.

Fernanda cai de para-quedas na vida de Davi. Gaucha, bonita, culta buscando espaço em NY, ele logo se prontificou a ajudá-la, obviamente com segundas intenções. Com a aproximação e o envolvimento, fantasmas da vida da moça começaram a pairar sobre a vida do casal recém formado. Ataques de pânico, história de abusos e por vezes desconexas, medos incompreessíveis e a vida de Davi nunca mais seria a mesma. A desconfiança de que algo estava errado sempre exitiu, porém o envolvimento e a compaixão por um ser tão indefeso e desprotegido cegaram Davi, que se envolveu e amou Fernanda. 8 meses de um relacionamento caótico, apaixonado, desconfiado e sensual. Davi narra as brigas, as conquistas, as dúvidas e todo o relacionamento com Fernanda. É um livro de auto-ajuda quando o assunto é não enlouquecer com uma mulher de TPM 365 dias do ano.

Toda a história é muito dinâmica, em capítulos curtos, com algumas dicas do que fazer em NY e com um quê de Charles Bukowski nos momentos mais sensuais. Porém o grande erro do livro é entregar logo na capa o que veremos só no desfecho do livro. Começar a história já esperando o desfecho e a desnudação de Fernanda em Victoria Blue deixa tudo mais obvio, mesmo com os indícios, deixando o clímax da revelação um pouco mais morno. Mas isso não é motivo para não lê-lo, até porque tem uma leitura muito fácil, com liguajar totalmente atual, como numa confissão de um amigo que passou por mals bocados, apesar de tudo ser muito cômico, já que não se tornou trágico. Estêvão consegue prender a atenção e como o conselho na contra-capa do livro: "Não abra este livro se não tiver tempo. Porque, seja lá onde você estiver, não vai largá-lo até Victoria Blue se desnudar". É bem por aí mesmo. Já que "Bruna Surfistinha" é grande sucesso nos cinemas, tenho certeza que a história de Victoria Blue tem grande potencial para ser contado na tela grande.

Preço Médio: R$ 30,00
Editora Geração Editorial