sexta-feira, 14 de maio de 2010

Deus - Brut des Flandres

Neste meu aniversário (13/05), resolvi me dar de presente uma cerveja belga Deus. Considerada uma das melhores do mundo, para mim era um mito a ser quebrado, principalmente pelo preço (cerca de 200 reais) - sempre a mais cara.

Engarrafada no sistema champagnoise, é submetida à técnica de remuage, em que vai sendo ligeiramente girada e enclinada diáriamente aos poucos, depois de ficar em barris de carvalho por cerca de um ano. Vem numa garrafa elegantíssima, fechada à rolha.

Toda a espectativa que criei talvez contribuiu para que eu me decepcionasse um pouco, pois achei-a um pouco enjoativa. Tem um aroma e sabor complexo, em que se sobressai gengibre e cravo, mas que, em uma segunda degustação consegui identificar também peras e manjericão (??!!!). Sua doçura chega a camuflar o alto teor alcoólico de 11,5%. É uma cerveja para degustar em pouca quantidade, acompanhando uma sobremesa (me veio à cabeça frutas e até chocolate).

Vale experimentar pela curiosidade, mas achei cara demais pelo que realmente é. Principalmente ao saber que na Europa custa cerca de 10 euros e aqui no Brasil quase 10 vezes mais.

Nota: 6,5

Site oficial

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Berinjela com iogurte

Sou suspeito para falar das maravilhas gastronômicas da Turquia, afinal, minha turca me conquistou não só pelo coração, mas também pelo estômago. Esse prato é muito simples e não exige nenhum conhecimento culinário especifico. Vamos aos detalhes:

Ingredientes:

- 1 berinjela grande
- 500 ml de iogurte natural (sem açúcar)
- 3 dentes de alho
- Azeite

Modo de preparo:

Corte a berinjela em fatias médias e coloque para fritar no azeite. É importante que todas as fatias sejam fritas ao mesmo tempo, pois este é um prato que deve ser feito de uma só vez.

Enquanto as fatias estão na frigideira, misture bem em um recipiente os três dentes de alho amassados com o iougurte gelado e deixe de lado.

Após as berinjelas ficarem moles, pois elas soltaram muita água, retire da frigideira e misture com o iogurte, fazendo com que os pedaços dela se desmanchem. Ou seja, o quente misturará com o gelado e ficará morno. Se você é fissurado em azeite de oliva, vale a pena colocar um pouco em cima do iogurte.

Sim, por incrível que pareça o prato está pronto e fica bem acompanhado com um arroz feito na hora e um bom seleto pedaço de carne. Se você preferir, o iogurte com berinjela fica muito bom se você colocar em fatias de pão.

domingo, 9 de maio de 2010

Revista Trip - Google Livros

Para quem gosta da revista Trip (como eu) e perdeu algum número ou gostaria de ver edições passadas (desde a número 1!!!!), a dica é boa: a Trip disponibilizou todas as suas edições, na íntegra (!!!), no Google Livros (ou Google Books, se preferir). É atualizado constantemente, e a edição deste mês já está disponível também.

Acesse aqui o menu com as edições em ordem regressiva.

Aliás (atenção meninas!), a TPM também está lá. Basta fazer a busca.