Com certeza, essa é a melhor farofa que conheço e já comi como acompanhamento de feijoada. Na verdade, vai bem com tudo!
Chamo ela de farofa das avós porque é uma mistura que começou com a D. Nilza (avó materna). Um certo dia, ela cozinhava uma feijoada para a família, incluindo a D. Lazinha (avó paterna). No meio da preparação, D. Lazinha deu a dica de como colocar o ovo e dar um gosto diferente. Então, a farofa ganhou esse sabor que persiste até hoje e que todo mundo é super fã.
Vejamos a receita para uma porção que serve de 6 a 10 pessoas.
INGREDIENTES:
- 300g de bacon em cubinhos
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho espremidos
- 100g de manteiga ou margarina
- 1 tablete de caldo de carne
- 100g de cebolinha picada
- 100g de salsinha picada
- 6 ovos
- 1 pacote de farinha de mandioca flocada (estilo biju)
- 200ml de água
- Pimenta do reino a gosto
PREPARO:
- Aqueça óleo ou azeite em fogo médio até ficar no ponto para fritar o bacon.
- Esquente a água em uma chaleira.
- Acrescente o bacon e frite até ganhar cor
- Coloque a manteiga na panela e aguarde seu derretimento.
- Acrescente a cebola e o alho, aumentando o fogo. Mexa aos poucos para não queimar.
- Agora, coloque a salsinha, a cebolinha e o tablete de caldo de carne (lembre-se de esfarelar antes de acrescentar).
- Acrescente a água aos poucos, a fim de formar um molho amarelado.
- Quando estiver fervendo, acrescente todos os ovos, um em cada canto. É importante que você fure a gema. Aguarde por no máximo 3 minutos para que o ovo esteja frito no meio do molho.
- Com uma colher de pau, comece a descolar o ovo frito do fundo da panela e misturar com o molho que está ao redor. Acrescente a pimenta do reino e, caso entenda que o sal do tablete de carne não foi suficiente, coloque mais a gosto.
- Agora, diminua o fogo para o mínimo e despeje 1/4 do pacote de farinha na panela sobre o molho. Comece a mexer imediatamente, misturando tudo sem amassar o conteúdo na panela em nenhum momento, para não correr o risco de a farofa virar uma pasta ao invés de ficar solta.
- Acrescente aos poucos a farofa, sempre misturando. Após acrescentar toda a farofa, desligue o fogo e continue mexendo até tudo estar bem misturado.
- Transfira para uma tigela e aguarde esfriar.
Caso goste de farinha de milho, utilize no lugar da farinha de mandioca. O gosto também fica fantástico!
Bom apetite!
Dicas e avaliações de assuntos muito explorados por um (ou mais) de nossos sentidos: gastronomia, bebidas, cinema, música, receitas...
sábado, 22 de novembro de 2014
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Cream cheese e cebolinha
Muitas vezes você recebe uma visita inesperada em sua casa e não faz ideia do que oferecer. Nessa hora, nada como ter algo pronto em sua geladeira que surpreenderá suas visitas com um ótimo sabor.
Cream cheese vai bem com tudo, então, fica a dica desse aperitivo prático:
- 1 pote de cream cheese
- Cebolinha fresca
Coloque o cream cheese dentro de um saquinho tipo "Ziploc. Pique a cebolinha verde em pedaços de aproximadamente 5cm, na quantidade que achar ideal para o seu cream cheese. Depois, acrescente ela no cream cheese dentro do saquinho. Feche o saquinho e depois abra um canto dele para tirar o ar de dentro pressionando. Feche novamente e amasse o cream cheese com a cebolinha dentro do saquinho, até ficar bem misturado.
Pronto! Guarde na geladeira na parte central, onde não correrá o risco de congelar.
Para servir, tire a quantidade necessária e coloque em uma mini tigela. O acompanhamento que recomendo é o biscoito de gergelim da "Piraquê", mas caso não tenha, qualquer biscoito ou torrada serve.
Assinar:
Postagens (Atom)