quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Duo Assad e Turtle Island Quartet

Tive a honra e o prazer de ver esses dois grupos juntos numa apresentação sensacional no lindo Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon. Talvez você nunca tenha ouvido falar de nenhum dos dois, porém ao ouvir a sonoridade que eles são capazes, todas as dúvidas se dissiparam em alegria aos ouvidos e massagear o cérebro com ótima sonoridade das cordas.

Os irmãos Assad (irmãos de Badi Assad), são paulistas, porém seus violões são mais conhecidos fora do Brasil. A musica instrumental não tem o devido reconhecimento do público nacional, mas esse preconceito deveria ser alterado. Ouvir Sergio e Odair é uma sensação mágina com composições próprias que inspiradas nos 4 cantos do mundo encanta. Os quase 45 anos que tocam juntos mostram um perfeito entrosamento e parceria. Devemos ouvir mais os Assad.


Já o quarteto norte-americano Turtle Island é composto de dois violoncelos, uma viola e um cello. E se você acha que a musicalidade deles se restringe única e exclusivamente a música orquestral, engana-se. Claro que há inspirações nas composições clássicas, mas também nos surpreendem quando ouvimos nas cordas as composições de Tom Jobim e Jimi Hendrix. Essa diversidade não fica apenas no som. O quarteto é composto por dois seniors, David Balakrishnan com bases consistentes de violino e Mark Summer no grave de seu cello são os criadores do grupo e dois jovens, Mads Tolling com solos sensacionais de violino e o caçula do grupo, Jeremy Kittel com controle total da viola .


Essa mistura de cordas tem harmonia que beira a perfeição, como se fossem um só grupo. Duo Assad e Turtle Island Quartet estão aí para provar que música instrumental pode ser ouvida por todos. Veja essa gostosa mistura, interpretando 'No Mystery' de Chick Corea.


Site Oficial dos Irmãos Assad - http://www.assadbrothers.com/
Site Oficial do Turtle Island Quartet - http://turtleislandquartet.com/

terça-feira, 17 de agosto de 2010

La Tartine

Conheci o La Tartine há quase 10 anos e, ainda hoje, me encanto com esse simpático bistrô que me faz sentir em algum cantinho da França - não mudou nada todo esse tempo: decoração vintage francesa, com móveis antigos, música francesa ao fundo ou tocada no acordeon. O ambiente é pequeno (porém muito acolhedor), portanto é preciso chegar cedo, pois correrá o risco de pegar uma fila considerável (o que é um bom indicativo, já que é disputado).

Reduto de moderninhos trintões (ou mais, onde me enquadro) que frequentam a região da Bela Cintra, com fachada discreta, quase se esconde atrás de árvores. Propício para conversas agradáveis entre velhos conhecidos ou casais apaixonados. Ambiente acolhedor, atendimento atencioso, comida deliciosa e, principalmente, um preço super acessível fazem deste um dos meus restaurantes preferidos.

O cardápio é reduzido e simples (há uma carta com uma dúzia de quiches - todos excelentes - que são servidos em combinação com saladas), mas de ótima qualidade. A cada dia, além das entradas e pratos do cardápio, há dois ou três pratos do dia, sempre diferentes.

A pedida é pedir como entrada canapés com queijo de cabra derretido, depois um dos pratos do dia ou o quiche lorraine ou de alho-poró com salada de rúcula e nozes, tudo acompanhado de um vinho (vendido a um preço honesto). Para a noite terminar perfeita, peça torta de maçã com sorvete de creme. Saia de lá feliz, sem esvaziar o bolso.

Ambiente: 9,0
Atendimento: 8,5
Comida: 8,0

O La Tartine fica na Rua Fernando de Albuquerque, 267 (travessa da Consolação). Funciona de segunda a sábado, das 19h30 à 00h30. Tel: (11) 3259-2090