quarta-feira, 28 de julho de 2010

Clube do Filme

Um crítico de cinema desempregado, dinheiro acabando e para ajudar, seu filho de 15 anos não quer mais ir para o colégio - sim isso é possível no Canadá, onde se passam os episódios do livro. David Gilmour tinha tudo para surtar, abandonar tudo. Mas não, ele viu no cinema um modo de 'educar' seu filho. E mais do que isso, de se aproximar de Jesse. 

A programação educativa seriam 3 filmes, de escolha de David, por semana.Os filmes se intercalavam com a aproximação improvável onde além do amor fraternal, criaram uma espécie de amizade. Jesse parecia ter todos os problemas do mundo, mas o crítico parecia já ter passado por tudo aquilo, principalmente a grande quantidade de problemas com garotas. Há momentos do livro que parece que não funcionará o esquema proposto pelo pai. E talvez nem tenham mesmo, mas o vínculo criado entre os dois, nesse momento da vida de Jesse, é melhor do que saber álgebra ou ciências.

Lemos que eles viram o melhor e o pior do cinema. Do cinema oriental, passando pelo europeu e chegando ao americano. David sempre cita as entrevistas que fez com David Cronenberg, diz que 'Showgirls' é o pior filme de todos os tempos, que 'Lolita de Adrian Lyne é melhor que o de Kubrick, 'Amores Expressos' foi o filme que Jesse mais se identificou, entre outras opiniões cinematográficas. E Jesse vai se envolvendo e criando também uma opinião crítica quanto aos filmes que surpreende e orgulham o paizão.

Entre um filme e outro o respeito cresceu o que torna 'O Clube do Filme' mais do que apenas um livro aos apaixonados pela 7ª arte, mas sim leitura para os apaixonados pela vida. Jesse seguiu seu rumo como rapper com Corrupted Nostalgia, mas os 3 anos de 'educação cinematográfica' nunca mais o deixarão ser o Jesse que foi um dia. Méritos de David que conseguiu num livro auto-biográfico ter a isenção de colocar todos os problemas de sua família para o mundo ler. Certamente, ele tem muito orgulho deles. Principalmente de Jesse, que vemos abaixo com seu duo interpretando 'Angels', música que cativou Gilmour.



Vejam a filmografia que David e Jesse Gilmour viram para fazer 'O Clube do Filme' um livro que está longe da perfeição, mas certamente merece ser lido - e os filmes, vistos:

1.  À Beira do Abismo [The Big Big Sleep, 1946], de Howard Hawks
2.  Aguirre - A Cólera dos Deuses [Aguirre - Der Zorn Gottes, 1972], de Werner
Herzog
3.  American Graffiti - Loucuras de Verão [American Graffiti, 1973], de George
Lucas
4.  Amigos de Eddie Coyle, Os [The Friends of Eddie Coyle, 1973], de Peter Yates
5.  Amor à Queima-roupa [True Romance, 1993], de Tony Scott
6.  Amores Expressos [Chungking Express, 1994], de Wong Kar-Wai
7.  Anjo do Mal [Pickup on South Street, 1953], de Samuel Fuller
8.  Apocalypse Now [Apocalypse Now, 1979], de Francis Ford Coppola
9.  Assim Caminha a Humanidade [Giant, 1956], de George Stevens
10.  Bebê de Rosemary, O [Rosemary's Baby, 1968], de Roman Polansky
11.  Bonequinha de Luxo [Breakfast at Tiffanyís, 1961], de Blake Edwards
12.  Bullitt [Bullitt, 1968], de Peter Yates
13.  Butch Cassidy [Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969], de George Roy Hil
14.  Cães de Aluguel [Reservoir Dogs, 1992], de Quentin Tarantino
15.  Calafrios [Shivers, 1975], de David Cronenberg
16.  Caminhos Perigosos [Mean Streets, 1973], de Martin Scorsese
17.  Cantando na Chuva [Singing in the Rain, 1952], de Gene Kelly e Stanley Donen
18.  Casablanca [Casablanca, 1942], de Michael Curtiz
19.  Charada [Charade, 1963], de Stanley Donen
20.  Chinatown [Chinatown, 1974], de Roman Polanski
21.  Cidadão Kane [Citizen Kane, 1941], de Orson Welles
22.  Crimes e Pecados [Crimes and Misdemeanors, 1989], de Woody Allen
23.  Desafiando o Assassino [Mr. Majestyk, 1974], de Richard Fleischman
24.  Dinheiro Sujo [Un Flic, 1947], de Jean-Pierre Melville
25.  Doce Vida, A [La Dolce Vita, 1960], de Federico Fellini
26.  Encurralado [Duel, 1971], de Steven Spielberg
27.  Exorcista, O [The Exorcist, 1973], de William Friedkin
28.  Fantasmas Se Divertem, Os [Beetlejuice, 1988], de Tim Burton
29.  Febre da Selva [Jungle Fever, 1991], de Spike Lee
30.  Felicidade não se Compra, A [Itís a Wonderful Life, 1946], de Frank Capra
31.  Força em Alerta, A [Under Siege, 1992], de Andrew Davies
32.  Grande Gatsby, O [The Great Gatsby, 1974], de Jack Clayton
33.  Hombre [Hombre, 1967], de Martin Ritt
34.  Homem Destemido, Um [Stick, 1985], de Burt Reynolds
35.  Hora da Brutalidade, A (Nenhum Passo em Falso) [52 Pick-Up, 19
Frankenheimer
36.  Hora da Zona Morta, A [Dead Zone, 1983], de David Cronenberg
37.  Iluminado, O [The Shining, 1980], de Stanley Kubrick
38.  Imperdoáveis , Os [Unforgiven, 1992], de Clint Eastwood
39.  Incompreendidos , Os [Les 400 coups, 1959], de FranÁois Truf faut
40.  Instinto Selvagem [Basic Instinct, 1992], de Paul Verhoeven
41.  Interlúdio [Notorious, 1946], de Alfred Hitchcock
42.  Intriga Internacional [North by Northwest, 1959], de Alfred Hitchc
43.  Irresistível Paixão [Out of Sight, 1998], de Steven Soderbergh
44.  Ishtar [Ishtar, 1987], de Elaine May
45.  Jackie Brown [Jackie Brown, 1997], de Quentin Tarantino
46.  Justiça Cega [Internal Affairs, 1990], de Mike Figgis
47.  Klute - O Passado Condena [Klute, 1971], de Alan J. Pakula
48.  Ladrões de Bicicletas [Ladri di Biciclette, 1948], de Vittorio de Sic
49.  Lance no Escuro, Um [Night Moves, 1975], de Arthur Penn
50.  Linda Mulher, Uma [Pretty Woman, 1990], de Garry Marshall
51.  Lolita [Lolita, 1962], de Stanley Kubrick
52.  Lolita [Lolita, 1997], de Adrian Lyne
53.  Magnum 44 [Magnum Force, 1973], de Ted Post
54.  Mamãezinha Querida [Mommie Dearest, 1981], de Frank Pery
55.  Manhattan [Manhattan, 1979], de Woody Allen
56.  Massacre da Serra Elétrica, O [The Texas Chain Saw Massacre, 1974], de Tobe
Hooper
57.  Matar ou Morrer [High Noon, 1952], de Fred Zinnemann
58.  Memórias [Stardust Memories, 1980], de Woody Allen
59.  Mensageiro do Diabo, O [Night of the Hunter, 1955], de Charles Laughton
60.  Nascido para Matar [Full Metal Jacket, 1987], de Stanley Kubrick
61.  Nikita - Criada para Matar [La Femme Nikita, 1990], de Luc Besson
62.  Noite do Iguana, A [The Night of the Iguana, 1964], de John Huston
63.  Noivo Neurótico, Noiva Nervosa [Annie Hall, 1977], de Woody Allen
64.  Nome do Jogo, O [Get Shorty, 1995], de Barry Sonnenfeld
65.  8½ [8½, 1963] de Federico Fellini
66.  Onibaba, a Mulher Demônio [Onibaba, 1964], de Kaneto Shindô
67.  Operação França [The French Connection, 1971], de William Friedkin
68.  Outra, A [Another Woman, 1988], de Woody Allen
69.  Padrasto, O [The Stepfather, 1987], de Joseph Ruben
70.  Pagamento Final, O [Carlitoís Way, 1993], de Brian De Palma
71.  Pássaros , Os [The Birds, 1963], de Alfred Hitchcock
72.  Perseguidor Implacável [Dirty Harry, 1971], de Don Siegel
73.  Picardias Estudantis [Fast Times at Ridgement High, 1982], de Amy Heckerling
74.  Plano 9 do Espaço Sideral [Plan 9 from Outer Space, 1958], de Ed Wood
75.  Plenty - O Mundo de uma Mulher [Plenty, 1985], de Fred Shcepisi
76.  Poder Absoluto [Absolute Power, 1997], de Clint Eastwood
77.  Poderoso Chefão, O [The Godfather, 1972], de Francis Ford Coppola
78.  Poderoso Chefão II, O [The Godfather II, 1974], de Francis Ford Coppola
79.  Por um Punhado de Dólares [Per um Pugno di Dolari, 1964], de Sergio Leone
80.  Preço da Ambição, O [Swimming with Sharks, 1994], de George Huang
81.  Princesa e o Plebeu, A [Roman Holiday, 1953], de William Wyler
82.  Profissão, Ladrão [Thief, 1981], de Michael Mann
83.  Profissional, O [The Professional, 1994], de Luc Besson
84.  Psicose [Psycho, 1960], de Alfred Hitchcock
85.  Pulp Fiction - Tempo de ViolÍncia [Pulp Fiction, 1994], de Quentin Tarantino
86.  Quanto Mais Quente Melhor [Some Like It Hot, 1959], de Billy Wilder
87.  Quem Tem Medo de Virginia Woolf? [Whoís Afraid of Virginia Woolf?, 1966],
de Mike Nichols
88.  Quiz Show - A Verdade dos Bastidores [Quiz Show, 1994], de Robert Redford
89.  Ran [Ran, 1985], de Akira Kurosawa
90.  Rastros de Ódio [The Searchers, 1956], de John Ford
91.  Reis do Iê, Iê, Iê, Os [A Hard Dayís Night, 1964], de Richard Lester
92.  RoboCop - O Policial do Futuro [RoboCop, 1987], de Paul Verhoeven
93.  Rocky III - O Desafio Supremo [Rocky 3, 1982], de Sylvester Stallone
94.  Rua Chamada Pecado, Uma [A Streetcar Named Desire, 1951], de Elia Kazan
95.  Samurai, O [Le Samourai, 1967], de Jean Pierre Melville
96.  Scanners - Sua Mente Pode Destruir [Scanners, 1981], de David Cronenberg
97.  Scarface [Scarface, 1983], de Brian De Palma
98.  Sexy Beast [Sexy Beast, 2002], de Jonathan Glazer
99.  Showgirls [Showgirls, 1995], de Paul Verhoeven
100.  Sindicato de Ladrões [On the Waterfront, 1954], de Elia Kazan
101.  Sopro no Coração, O [Le Souffle au Coeur, 1971], de Louis Malle
102.  Sucesso a Qualquer Preço, O [Glengarry Glen Ross, 1992], de David Mamet
103.  Terceiro Homem, O [The Third Man, 1949], de Orson Welles
104.  Tio Vânia em Nova York [Vanya on 42nd Street, 1994], de Louis Malle
105.  Tootsie [Tootsie, 1982], de Sidney Pollack
106.  Tubarão [Jaws, 1975], de Steven Spielberg
107.  Última Investigação, A [The Late Show, 1977], de Robert Benton
108.  Última Missão, A [The Last Detail, 1973], de Hal Ashby
109.  Último Tango em Paris, O [Last Tango in Paris, 1972], de Bernardo Bertolucci
110.  Veludo Azul [Blue Velvet, 1986], de David Lynch
111.  Volta ao Mundo em Oitenta Dias, A [Around the World in 80 Days, 1956], de
Michael Anderson
112.  Vulcão - Uma Investigação sobre a Vida e a Morte de Malcolm
113.  Lowry [Volcano - An Inquiry into the Life and Death of Malcolm Lowry, 1976],
de Donald Brittain
114.  007 Contra o Satânico dr. No [Dr. No, 1962], de Terence Young

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bateman's Combined Harvest

Procurando por algumas cervejas no Rei dos Whisky's, resolvi levar essa ale por pura curiosidade, pois é produzida a partir da combinação de 4 grãos: cevada, trigo, aveia e centeio. E foi uma agradabilíssima surpresa.

Ganhadora do prêmio de melhor ale inglesa por 5 vezes (e outros tantos ao redor do mundo), essa cerveja multigrãos de 4,7% começa encantando pelo visual: um vermelho alaranjado intenso e levemente turvo, com uma densa espuma no topo. O aroma frutado (um pouco de cítrico com maçã) e com toques de mel preparam o paladar para receber um sabor adocicado na medida (combinando com o aroma), e leve amargor no final, com boa percepção do lúpulo.

Uma das melhores cervejas que provei nos últimos meses, certamente a apreciarei em outras ocasiões. Vai muito bem com queijos mais fortes, além castanhas e amendoins.

Encontrada nos melhores empórios por cerca de 16 reais. Um preço justíssimo.

Nota: 8,5

Site oficial