sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Revista piauí

Não se assute com o nome e o tamanho, piauí não é um folhetim do estado homônimo, é revista das boas! Para quem está acostumado com revistas seculares, arraigadas aos Governos, politicamente corretas e sem graça, piauí (isso mesmo, o nome da revista é em letra minúscula) veio para mudar tudo isso e dar uma nova opção sem uma temática definida e com variedade de informações. Diferentemente de Veja, Época, Istoé que são arcaicas, puxa-saco direitistas e com passado duvidoso, piauí é estrovertida, idônea, ética, cômica, informativa e ,o melhor, atemporal. Um dos grandes trunfos é a presença de João Moreira Salles, que deixou a profissão de documentarista (seu último trabalho foi o ótimo 'Santiago' de 2007) para se arriscar e dedicar ao jornalismo.


piauí é feita basicamente para quem gosta de política e literatura, os grandes trunfos da revista. Porém não pense que é só isso. Também há espaço para otras cositas más, como: a presença de Eduardo Escorel como crítico de cinema e suas Questões Cinematográficas, as Questões Arquitetônicas com os especialistas André Lago e Fernando Serapião, fotografias maravilhosas, sempre temos a presença de ilustrações maravilhosas nas capas e por toda a revista, além dos quadrinhos dos mais diversos autores e por fim o hilário Piauí Herald, com as melhores e mais loucas notícias criadas por gênios do humor-negro. Tudo isso num formato diferente, ruim de carregar, porém ótimo para divulgar. Aliás, as propagandas das grandes marcas, que costumam ficar mais belas nas páginas da revista, porém, atente-se aos pequenos anúncios - parecem propaganda de revistas de bairro, que vai de afinadores de piano à chapelaria. Parece folclórico, mas é piauí.


O bom pinguim nos reserva boas horas de leitura, intelectualidade literária, beleza fotográfica, opinião de peso, dossiês políticos e ficções da vida real. piauí é uma ótima companhia mensal. E ela te acompanha por todo mês, mesmo, por conta da grandiosidade - tamanho e conteúdo - de seus textos. Experimente. Se você tem um parafuso a mais (como a própria revista diz), leia e seja mais um piauiano juramentado. 4 anos de boa leitura e que dure mais 40, mas que permaneça inovadora e não se venda às forças superiores. O site da revista também merece reverência por sempre disponibilizar o conteúdo da revista, incluindo aspectos que só podem ser feitos na rede mundial.

Vejam as criativas capas desde o início da era piauí:


O sacrifício de João Moreira Salles vale a pena. Perdemos um grande documentarista e ganhamos uma maravilhosa publicação. Recomendo, assino e, obviamente, leio a Revita piauí.

Site da Revista

Nenhum comentário: