segunda-feira, 31 de maio de 2010

Brooklin Local 1

Nesse fim-de-semana fui ao Frangó (aguardem post!) cumprimentar o grande amigo e colaborador deste blog Vitor, pelo aniversário dele, e experimentei a americana recém-chegada ao Brasil, a Brooklin Local 1 (9%).

É apresentada em uma bela garrafa, com rolha, e é feita em um método batizado "brooklynaise", numa alusão ao método de champaignoise, inventada pelo badalado mestre cervejeiro Garret Oliver.

Funciona assim: Após a primeira fermentação no tanque, a cerveja é filtrada e toda a levedura é retirada. Então, uma nova dose de fermento é acrescentada, juntamente com outra de açúcar, e o líquido, ainda sem gás, é posto nas garrafas vedadas com rolha.
Toda a produção é então acondicionada nas "salas de refermentação", onde as garrafas permanecem duas semanas em uma temperatura de 25 graus Celsius. Nesse período, as leveduras consomem todo o açúcar, o que confere à cerveja uma carbonatação 100% criada na própria garrafa. Após mais algumas semanas de maturação em temperaturas mais baixas, está pronta.
 
O aroma é frutado cítrico (laranja), adocicado. Tem uma coloração alaranjada, opaca, com carbonatação densa. O sabor tem início adocicado, que me remeteu a damasco e laranja e um final lupulado com leve amargor. Prolonga na boca.
 
É uma boa cerveja de meia-estação para tomar como aperitivo ou acompanhando frutos do mar, sem exageros, pois achei um pouco enjoativa depois de um tempo. Mas o primeiro copo surpreendeu. Tem um bom custo-benefício para o estilo de cerveja (belgian golden ale): 38 reais a garrafa de 750 ml.
 
Nota: 7,0
 
Site oficial

Nenhum comentário: