quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Afinal, o Que Querem as Mulheres?


A qualidade das minisséries nacionais está cada vez melhor. Algumas históricas e outras biográficas. Aqui, temos uma pergunta clássica, porém nunca decifrada de Freud: "Afinal, o Que Querem as Mulheres?". Bom, se ele não eluscidou, sabemos que nunca teremos uma resposta, mas o diretor Luiz Fernando Carvalho, o melhor realizador da televisão nacional, ultrapassa o limite do genial e faz dessa minissérie de 6 capítulos, a melhor produção da televisão de 2010.

Temos o psicanalista André Newmann que inspirado pela fatídica pergunta faz sua tese do doutorado tentando decifrar o que nem Freud, que aparece nos sonhos de André, conseguiu. Durante as pesquisas e estudos, o seu relacionamento com Lívia rui, de forma cansativa e desestruturante. Porém esse obstáculo só o faz ter mais ímpeto pelos estudos e realmente entender o que elas e, principalmente, sua verdadeira paixão quer, afinal. Veja como eles se conheceram e perceba a qualidade técnica, do roteiro e dos detalhes:




Isso é apenas o começo de uma sucessão de amores e dessabores sobre o que sua tese de mestrado causará. Um best-seller, um seriado, outras mulheres, uma sombra chamada Lívia. Um seriado que ficará marcado na mente por sua beleza estética e fotografia impecável, cuidado com produção, figurinos e cenografia. O elenco é de tirar o chapéu com destaque para o excelente Michel Melamed como protagonista e para Paola Oliveira. Outras estrelas fazem parte do seriado: Rodrigo Santoro, Vera Fischer, Letícia Sabatella, Maria Fernanda Cândido, Tarcísio Meira, Dan Stulbach e a memorável estréia de Tatiana Dovichenko, na pele da russinha. A música tema foi criada e é interpretada por Melamed. Ouça "Nome à pessoa" que faz uma ligação entre nomes de mulheres e atitudes de forma sensacional:


"Afinal, o que querem as Mulheres?" deve sair para locação e venda num futuro próximo, porém é possível encontrar no Youtube a série completa. Óbvio que vale a pena dar uma olhada ou esperar sair para ter essa obra em casa. O envolvente roteiro de João Paulo Cuenca, com a coautoria de Cecília Giannetti e Michel Melamed tem momentos de brilhantismo nunca antes realizados. A escolha da trilha sonora com musicas antigas, costuram as tramas de forma suave. Luiz Fernando Carvalho já havia provado que sabia adaptar de forma sensacional e definitiva textos memoráveis de grandes escritores, como nas produções do Projeto Quadrante ("Capitu" e "A Pedra do Reino"), "Os Maias" e, no cinema, "Lavoura Arcaica". Aqui, com um texto atual, moderno e dinâmico, mostrou saber exatamente como a televisão brasileira pode mostrar cultura e diversão juntos.

Infelizmente, o público parece ainda não está preparado para isso, visto o baixo índice de audiência que alcançou, mas parabenizo à Rede Globo por acreditar e incentivar que grandes produções de caráter artístico (no âmago do que é arte) sejam feitas e reveladas ao grande público. A resposta sobre o que querem as mulheres, obviamente, fica sem resposta, mas a verdadeira resposta é a explosão sensorial que "Afinal, O Que Querem as Mulheres?" proporciona.

Para quem quiser embrenhar-se mais, o site oficial da minissérie é sensacional, com muita interatividade, vídeos, músicas, fotos, textos e muitas coisas.

Nenhum comentário: