segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atum em Crosta de Gergelim


Aos amantes de cozinha japonesa esse é um prato necessário e já conhecido. Aos frequentadores do Restaurante Ráscal, também é figurinha carimbada, por ser um dos únicos pratos fixos do habitual cardápio rotativo da casa. O atum em crosta de gergelim acompanha muito bem saladas ou legumes cozidos. E o melhor é que é muito fácil de se fazer e tem seu sabor acentuado quando acompanhado por um molho agridoce.

Uma delícia de receita para comer sem se preocupar com calorias e agradar muito o paladar. Então aprenda a fazer esse delicioso atum, que também pode ser substituido pelo salmão.

Peça ao peixeiro que limpe bem uma peça de atum (em torno de 500 g) e o tempere com sal a gosto. Para que o peixe fique todo envolto com gergelim, pegue duas claras e bata-as levemente e passe em todo o filé e logo em seguida na mistura de gergelim branco e preto (100g de cada). Aos que gostam de mais tempero, pode-se incluir aqui coentro e pimenta branca a gosto. Com o atum completamente envolto de gergelim, enrole-o no papel filme a fim de fixar bem a crosta ao peixe.

Apenas para melhor visualização, veja os ingredientes:

Atum (500g)
2 claras
100g Gergelim Branco
100 g Gergelim Preto
Coentro (a gosto)
Pimenta Branca (a gosto)

Agora o modo de preparo deve ser rápido. Coloque um fio de azeite na frigideira, em fogo alto, tire o papel filme e frite por 1 minuto de cada lado do peixe, dourando apenas o entorno e o centro do peixe está cru. Essa é a idéia. Pronto. Fácil. Agora corte o peixe em fatias finas, prepare uma bela salada ou faça um simples molho agridoce.

Para prepara o molho agridoce você precisa de:

1 xícara (chá) de vinagre balsâmico
1/2 xícara (chá) de saquê
10 colheres (sopa) de açúcar

Misture os ingredientes numa panela, em fogo médio esperando reduzir até a metade do volume inicial. Fica com uma aspecto de caramelo, mas que com o peixe acompanha muito bem, principalmente pelo predomínio do sabor do gergelim.

Essa é uma receita fácil e muito gostosa, principalmente aos que amam comida japonesa e acham que não tem mão/capacidade para fazer. Aos que não gostam ou tem receio de comer peixe cru, essa é uma possibilidade de quebrar o preconceito.

Um comentário:

Bárbara disse...

Outra versao do atum salteado é a base de mostarda e pimenta negra. voce mistura mostarda e azeite de oliva (na proporcao 2 por 1) para o papel do ovo e envolve em pimenta negra comprada inteira e amassada na hora. A idéia é que a pimenta nao perca sua forma redonda, mas que fique meio inteira, abrindo-se e permitindo mais sabor. Para enfeitar o prato e fazer a vez do molho agridulce, coloque shoyo numa panela e reduza a metade do volume inicial.
Parabens pelo blog, é sempre um prazer chegar aqui e encontrar uma boa dica de receita, bar, drink, música :)