quinta-feira, 3 de março de 2011

Cheesecake

Sempre tive um certo preconceito com Cheesecake. Certamente foi um trauma de alguma receita horrorosa com gosto de Polenguinho com Morango. Porém, a partir de uma tentativa de superar essa rejeição, busquei uma receita e decidi eu mesmo fazê-lo. E quem pensa que é algo de outro mundo, difícil e é melhor comê-lo em algum restaurante, engana-se. Uma receita fácil, gostosa e rápida. Prepare-se para impressionar com um cheesecake que servirá de sobremesa para uma jantar descompromissado ou após um almoço de domingo. Prepare sua forma e lambuse-se.


Receita

Massa:
  • 125 g de Biscoito Maisena
  • 75 g de Manteiga amolecida
Creme:
  • 300 g de Cream Cheese
  • 60 g de Açúcar de Confeiteiro
  • 1 colher (chá) Essência de Baunília (caso tenha, Sementes de 1 fava)
  • 1/2 colher (chá) de Suco de Limão
  • 250 ml de Creme de Leite Fresco.
Obs.: Apenas como informação. Não tentem usar creme de leite comum e açúcar refinado, não funcionam.

O preparo é simples. Bata os biscoitos até esfarelar. Junte a farofa à manteiga e bata até virar uma massa compacta. Não é necessária uma batedeira, apenas se for de sua preferência. Essa será a base do Cheesecake. Coloque uniformemente na forma redonda com fundo removível.

Junte e bata o Cream Cheese, Açúcar de confeiteiro, Essência de Baunília, Suco do Limão até ficar bem cremoso. Só no final, após formar um creme, misture ao Creme de Leite Fresco e espalhe sobre a base de biscoitos. Leve à geladeira por 1 horas a fim de dar consistência ao cheesecake.

Retire da Geladeira e agora vamos para a cobertura. Se quer facilidade, agilidade e se gosta, pegue uma Geléia (de boa qualidade) do sabor de sua preferência e espalhe sobre o Cheesecake. Sei que há variações, mas as de frutas vermelhas combina mais do que outras "criações". Para quem quer fazer, pode usar a receita de Calda de Morango e fazer com a fruta de sua preferência, ou uma mistura de frutas. Além do morango, a de Mirtilo (Blueberry) é uma delícia. E está pronta para servir e surpreender seus convidados ou devorar sozinho.

Um comentário:

Ana Praconi disse...

Adoro Cheesecake. Sempre digo que a minha odisséia é buscar o Cheesecake perfeito em SP. Ainda não encontrei, mas achei uma receita bem parecida com a sua q fica muito, muito boa!!
A massa é igual, mas para o recheio, os ingredientes são:

1 colheres (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de suco de limão
3 e ½ xícaras (chá) de requeijão
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos

É só bater bem os ovos primeiro e depois ir juntando os outros ingredientes. Quanto mais bater, melhor fica (mais fofo).
Para o cobertura já fiz diversas experiencias tbm... geléias diversas, morango c/ chantilly, ganache c/ amoras, enfim... é usar a imaginação!!