terça-feira, 30 de março de 2010

A Fita Branca

Se Bastardos Inglórios foi eleito pelo Zeezo o melhor filme do ano, certamente ele ainda não viu 'A Fita Branca'. Definir o que é melhor ou pior é muito dificil pois a percepção é de cada um, no seu momento e na sua concepção de qualidade. Mas para mim, o novo filme de Haneke foi o melhor de 2009. Vencedor da Palma de Ouro, Haneke consegue nos dar indícios de como nasceu o mal, o nazismo, os tempos de grandes guerras. Mas ouso dizer que vai além.

Outros filmes de Haneke já demonstram a sua desconfiança de que o mal pode estar em qualquer pessoa, inclusive (e principalmente) nas crianças e jovens. 'Violência Gratuita' e 'Caché', os filmes mais conhecidos do austríaco, os jovens são o centro das atenções e os que levam o 'terror' aos que lhes rondam. Em 'A Fita Branca' não poderia ser diferente. As crianças são as suspeitas dos curiosos e incompreensiveis acidentes que aconteciam naquele pacato e calmo vilarejo no interior da Alemanha. Porém aqui, o motivo de tanta desconfiança e de tanta violência, tem um motivo. O exemplo vinha de cima e eles apenas estavam se espelhando em pais, padres, professores, mães e superiores de uma comunidade rígida e punitiva, que acham que uma fita branca no braço da criança a remeterá à pureza. Onde esteve a pureza na hora da punição.

O que nos remete à uma obra-prima é além do roteiro bem tramado, as atuações e a fotografia no preto & branco nos dão uma sensação de ver um quadro em movimentos, com vozes e sons da natureza. É inebriante aos olhos. Não percam a chance de ver esse lindo filme. Pra mim, o melhor de 2009 e um dos melhores da década. Veja também a crítica que fiz no Sessões sobre 'A Fita Branca'.



Nota: 9,5

Nenhum comentário: