Adoro strogonoff! Aliás, são poucas as pessoas que não gostam desse prato tão tradicional em nossa culinária que até se esquecem de sua origem russa.
É um prato fácil de fazer e de impressionar também, se estiver bem-feito. A minha receita é infalível, porque é diferente da que estamos acostumados a comer aqui no Brasil, pois é adaptada da receita original, russa mesmo. Esqueça o ketchup; nessa receita o grande toque vem da mostarda e da páprica.
Ingredientes:
- 500g de filet mignon cortado em tiras
- 1 caixinha de creme de leite
- meia cebola picadinha
- 100g de champignon cortado em lâminas
- Mostarda Dijon (1 colher de sopa)
- Páprica (mais ou menos 30g ou 3 pitadas, vá experimentando - como gosto de coisas picantes, eu coloco bastante)
- Farinha de trigo
- Manteiga (2 colheres de sopa)
- meio copo de conhaque (pode ser Dreher)
- sal
- pimenta
Modo de preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta (cuidado prá não errar na dose e deixar salgado!); na frigideira refogo a cebola na manteiga e quando estiver bom, jogo a carne temperada (fogo médio). Assim que a carne começar a dourar, polvilhe com a farinha de trigo e misture bem. Jogue o champignon e em seguida o cognac; deixe flambar um pouco. Coloque o creme de leite e misture. Aos poucos, adicione a mostarda e a páprica, sempre misturando. Vá sentindo o sabor; se faltar alguns dos ingredientes que ache interessante, adicione.
Sugiro servir com batatas bolinha puxadas na manteiga (cozinhe, tire as cascas, corte no meio e frite na manteiga, adicionando um pouquinho de sal, até ficar dourado). Se não tiver tempo, batata palha resolve. E não esqueça do arroz, né???
Um comentário:
Classicoooooo, almocei hoje rs!
Postar um comentário