quarta-feira, 14 de abril de 2010

Strogonoff de Carne

Adoro strogonoff! Aliás, são poucas as pessoas que não gostam desse prato tão tradicional em nossa culinária que até se esquecem de sua origem russa.

É um prato fácil de fazer e de impressionar também, se estiver bem-feito. A minha receita é infalível, porque é diferente da que estamos acostumados a comer aqui no Brasil, pois é adaptada da receita original, russa mesmo. Esqueça o ketchup; nessa receita o grande toque vem da mostarda e da páprica.

Ingredientes:

- 500g de filet mignon cortado em tiras
- 1 caixinha de creme de leite
- meia cebola picadinha
- 100g de champignon cortado em lâminas
- Mostarda Dijon (1 colher de sopa)
- Páprica (mais ou menos 30g ou 3 pitadas, vá experimentando - como gosto de coisas picantes, eu coloco bastante)
- Farinha de trigo
- Manteiga (2 colheres de sopa)
- meio copo de conhaque (pode ser Dreher)
- sal
- pimenta

Modo de preparo:

Tempere a carne com sal e pimenta (cuidado prá não errar na dose e deixar salgado!); na frigideira refogo a cebola na manteiga e quando estiver bom, jogo a carne temperada (fogo médio). Assim que a carne começar a dourar, polvilhe com a farinha de trigo e misture bem. Jogue o champignon e em seguida o cognac; deixe flambar um pouco. Coloque o creme de leite e misture. Aos poucos, adicione a mostarda e a páprica, sempre misturando. Vá sentindo o sabor; se faltar alguns dos ingredientes que ache interessante, adicione.

Sugiro servir com batatas bolinha puxadas na manteiga (cozinhe, tire as cascas, corte no meio e frite na manteiga, adicionando um pouquinho de sal, até ficar dourado). Se não tiver tempo, batata palha resolve. E não esqueça do arroz, né???

Um comentário:

Sheila disse...

Classicoooooo, almocei hoje rs!