segunda-feira, 5 de julho de 2010

Spaghetti a Carbonara

Lembrei dessa receita nesse fim-de-semana, quando minha esposa pediu para eu fazer. É um prato simples, rápido de fazer, e que é muito saboroso! Acompanhado de um bom vinho merlot, fica melhor ainda.

É um prato rústico oriundo da Roma antiga, e que deve o nome por algumas lendas, e as mais comuns são a que trabalhadores de minas de carvão (tradução de carbonara) costumavam se alimentar dessa receita, por ser saborosa e rápida de fazer; e também por que a pimenta preta moída e o bacon torrado na massa lembravam pequenos carvões.

Existem diversas receitas, mas eu faço um pouquinho diferente, sem creme de leite, e usando apenas gemas de ovos, além do preparo - menos trabalhoso e com um resultado excelente. Vamos à receita:

Ingredientes:
  • 1 pacote de spaghetti grano duro (fácil de encontrar no mercado da marca Petybon)
  • 5 gemas de ovos
  • 150g de bacon bits (existem da marca Sadia, para serem fritos, ou se preferir, existem de soja já prontos, com aroma de bacon)
  • Manteiga
  • Parmesão ralado
  • Pimenta preta moída
  • Sal

Modo de preparo:

Prepare o spaghetti e, quando estiver no ponto (al dente), escorra-o e coloque de volta na panela, adicionando 4 colheres de sopa (cheias) e manteiga, misturando até derreter. Em seguida, junte as gemas e misture bem. Seja rápido, para aproveitar o calor do spaghetti. Logo após faça o mesmo com os bacon bits (que já devem estar préviamente fritos e torradinhos). Adicione sal a gosto (eu particularmente não adiciono, pois o bacon já é bastante salgado). Sirva no prato e moa a pimenta preta por cima. Em seguida rale o parmesão sobre tudo - agora é só comer! Rende 4 porções.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vou experimentar... Bjks ;)

Anônimo disse...

Cara, essa é a receita de carbonara mais fraca que eu ja vi, deve ficar uma droga....prefiro fazer um miojo a essa sua experiência.......

Anônimo disse...

coloque outro nome nessa receita ...isso nao é carbonara

Anônimo disse...

Nao sei do que estao reclamando, quem come uma boa carbonara nunca esquece!
Mas nao vai a manteiga e sim o azeite, eu jà prefiro colocar os ovos inteiros e nao uso creme de leite.

Anônimo disse...

Esqueci de dizer que coloco o parmesao ralado jà nos ovos batidos e depois tambem no prato. Bom apetite!

Unknown disse...

A receita que faço (que por sinal é muito famosa e pedida) de espaguette a carbonara leva mais ingredientes calabresa, creme de leite, noz moscada e cheiro verde, e é mais elaborada, se for do interesse do blog e dos leitores fico feliz em compartilhar me envie um e-mail.