segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Escafandro e a Borboleta


Imagine como é difícil escrever um livro. Agora, imagine sem as mãos e sem poder falar. Pois foi assim que Jean-Dominique Bauby fez essa obra de nome estranho e de profundidade enorme. Antes desse livro nem sabia o que era um escafandro. Porém, após descobrir, esse nome não poderia ser mais adequado à sensação que Jean-Do relata no livro. Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o editor da revista de moda Elle, acordou após 20 dias de coma com uma raríssima Síndrome, conhecida como Locked-in, quando todos os movimentos do corpo estão parados porém as faculdades mentais mantêm-se perfeitas. Somente sua pálpebra esquerda tinha movimento e com ela, esse livro foi escrito. "Uma mente viva num corpo morto", assim ele se dizia.

O francês relata os sentimentos angustiantes de viver preso nesse corpo, que tornou-se em um escafandro apenas com o movimento do olho, relatando situações aparentemente banais à pessoas sãs, porém dramáticas à pessoas "presas". Cada uma das situações está nos nomes dos capítulos, curtos em sua maioria que juntos completam 139 páginas de lições, aprendizado, tensão e sem nunca perder o bom humor, seja nos encontros com a ex-mulher e os filhos, com os desejos sexuais com as enfermeira ou no simples fato de tomar banho sem nem sentir a água batendo em seu corpo.

Muitos já devem ter visto o filme homônimo dirigido por Julian Schnabel, brilhantemente estrelado por Mathieu Amalric.O mais normal é dizermos que um filme baseado em uma obra literária dificilmente consegue superá-la, porém, no caso de 'O Escafandro e a Borboleta' ambos estão num nível maravilhoso e são altamente recomendadas. Confira o trailer e tenha uma noção do que foi escrever esse livro:


"Na minha cabeça, mastigo dez vezes cada frase, corto uma palavra, acrescento um adjetivo, e decoro o meu texto, parágrafo a parágrafo." (Jean Dominique Bauby)


Nota: 7,5

Preço Médio: R$ 35,00
Editora Martins Fontes - Site do Livro

Nenhum comentário: