quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Tempo e o Vento - Érico Veríssimo


"O Tempo e o Vento", do consagrado Érico Veríssimo (pai do também excelente Luis Fernando Veríssimo) é a obra definitiva do autor, que conta a história do Rio Grande do Sul através da saga de disputas de terras e poder entre as famílias Terra e Cambará, numa trilogia que se inicia em 1680 e termina em 1945 (se divide em O Continente, O Retrato, e O Arquipélago, lançados em 1949, 1951 e 1962, respectivamente).

É longo, tanto que é dividido em diversos volumes, mas é apaixonante; é possível que você tenha lido na escola "Um Certo Capitão Rodrigo" ou "Ana Terra", que são apenas pequenas partes da obra do Veríssimo. Se leu, certamente lembra-se como é uma leitura arrebatadora, com descrições precisas e história envolvente. Esses dias, olhando minha estante, me deu vontade de reler, coisa que farei em breve. Recomendo muito essa leitura, que foi importantíssima para a literatura brasileira.

Em 1985 a Rede Globo exibiu uma mini-série baseada na trilogia, dividida em 25 capítulos, com seu principal elenco da época e com trilha sonora do Tom Jobim.

Abaixo um pequeno trecho que ilustra a habilidade descritiva do autor e logo após uma cena do seriado da Globo.

"Naquela tarde de princípios de novembro, o sueste que soprava sob os céus de Santa Fé punha inquietos os cata-ventos, as pandorgas, as nuvens e as gentes: fazia bater portas e janelas: arrebatava de cordas e cercas as roupas postas a secar nos quintais: erguia as saias das mulheres, desmanchava-lhes os cabelos: arremessava no ar o cisco e a poeira das ruas, dando à atmosfera uma certa aspereza e um agourento arrepio de fim de mundo.

Por volta das três horas, um funcionário da Prefeitura assomou à janela da repartição e olhou por um instante para as árvores agitadas da praça, exclamando: "Ooô tempinho brabo!"

Num quintal próximo, recolhendo às tontas as roupas que o vento arrancara do coradouro e espalhara pelo chão, uma doma de casa resmungava: " É para um vivente ficar fora do juízo!"(...)

— O Tempo e o Vento/O Retrato

Nenhum comentário: