sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conversas com Almodóvar


Quem me conhece sabe: Almodóvar é meu diretor de cienema preferido. Não sei explicar porque, nem como isso começou, mas ele é o cara. Tenho alguns filmes dele como os melhores que já vi ("Fale com Ela" considero o melhor). E o livro 'Conversas com Almodóvar' veio para mim como uma luva, mostrando um pouco mais do apenas aquele senhor de cabelo branco, homossexual assumido e um mito do cinema atual.

O livro é divido pela filmografia do espanhol. Cada filme merece capítulo detalhado de conversas que Frédéric Strauss (ex-redator e chefe adjunto na revista Cahiers du Cinema, é roteirista e crítico de cinema da Télérama) teve com o diretor durante o lançamento de seus filmes. De 'Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão' até 'Volver', infelizmente o seu último lançamento, 'Abraços Partidos' ainda não foi alvo de nova publicação. Porém o material que temos em mãos nos consegue levar para dentro da mente de Almodóvar e entender como que ele pensa o cinema e cada filme.

Destaque para a confissão de que Gael Garcia Bernal, de 'Má Educação' foi o ator mais difícil de dirigir e de como ele chegou de atendente de telemarketing da Telefônica a um dos diretores mais cultuados da atualidade. Um ótimo livro para cinéfilos ou apenas para quem não conhece muito da carreira do diretor. A partir da leitura das 312 páginas, a vontade de rever os filmes dele é enorme. E vale a pena.

Preço médio: R$ 46,00

Site Oficial da Editora Zahar

Um comentário:

Zeezo disse...

Opa, boa dica!

Ele também é um dos meus diretores preferidos e tenho alguns filmes dele e "Tudo Sobre Minha Mãe" é uma obra-prima.