sexta-feira, 19 de março de 2010

Risoto milanês

Para você que nunca fez risoto na vida, essa é a receita mais simples - mas que, por causa disso, não deixa de ser muito saborosa.

É um prato que fica ótimo com qualquer carne vermelha ou lula (ou polvo) e que deve ser degustado junto com um bom vinho tinto, de preferência um carmenère ou shiraz (ou syrah, o nome depende da origem do vinho).

É muito fácil de fazer, porém exigem um pouquinho de dedicação para ficar no ponto. A maneira como faço, segundo minha tia Regina (que mora na Itália há quase 30 anos), fica igual ao risoto original servido por lá. A única diferença é que eu uso cúrcuma para substituir o açafrão (que aqui no Brasil é muito caro, e o sabor é bem parecido).

Ingredientes:
  • Arroz arbóreo (2 copos)
  • Caldo de legumes (2 litros)
  • 1/2 cebola batidinha ou ralada
  • Parmesão ralado (100g)
  • 1 copo de vinho branco seco
  • Cúrcuma
  • Azeite Extra Virgem
  • Manteiga
  • Sal
Modo de preparo:

Primeiramente eu preparo o caldo de legumes; eu prefiro fazer com os próprios legumes ao invés de usar os cubinhos. Normalmente compro uma daquelas bandejas de yakissoba, que vem uma boa quantidade de legumes para fazer o caldo - basta coloca-los na água para ferver com um pouco de sal e deixe cerca de 30 minutos, para pegar bem o gosto. Se não tiver muita paciência (e/ou achar mais fácil), use 2 cubinhos para 2 litros de água.

Com o caldo pronto (deixe-o sempre aquecido), em outra panela refogue a cebola no azeite, junte o arroz e refogue novamente. Em fogo médio, vá acrescentando o caldo aos poucos (uma concha por vez), cada vez que perceber que o fundo da panela aparece ao mexer a colher. O importante é nunca parar de mexer (o grande segredo é esse: dedicação). Depois de umas 5 conchas adicione a cúrcuma (umas 2 ou 3 pitadas, o suficiente para ficar amarelinho - só tome cuidado para não exagerar!) e adicione o parmesão aos poucos.

Quando perceber que o arroz estiver inchadinho, vá provando - ele estará pronto quando estiver firme, porém não esteja cru (ao provar, você entenderá o que estou falando). Quando sentir que falta pouco para ficar pronto, jogue o vinho no lugar de uma concha de caldo, e depois mais uma concha de caldo. Se sentir que falta um pouquinho de sal, coloque uma pitada, mas com muito cuidado para não deixar salgado! Vá mexendo, até ficar com uma aparência parecida com a da foto acima. Desligue o fogo e jogue 2 colheres de sopa bem cheia de manteiga, e deixe tampado por 5 minutos. Depois misture tudo. Está prontinho!

Obs: se quiser dar uma incrementada, pique uns 2 ou 3 tomates italianos (tire as sementes) e misture logo após jogar o vinho. Fica uma delícia, e o visual do risoto fica lindo!

2 comentários:

Datcho disse...

gostei do blog Zeezo!

espero colaborar em breve!

grande abraço

Anônimo disse...

Grande Zeezo, não gostei desta receita porque não gosto de arroz, sou anormal mesmo (rs)

Coloca a picanha invertida!

Abs, meu brother, bjo pra Rê e pra nenê

Med