quarta-feira, 17 de março de 2010

Wexford Irish Cream Ale

Hoje é Dia de São Patrício (St. Patrick's Day), o santo padroeiro da Irlanda, reverenciado com boas doses de cerveja irlandesa em pubs do mundo inteiro. Por isso darei uma dica inspirada na terra dos leprechauns.

Para não chover no molhado, não falarei da consagrada Guinness, e sim de outra cerveja que, apesar de ser fabricada pela inglesa Greene King, é baseada em uma receita tradicional de cerveja vinda de Wexford, Irlanda (obrigado pela correção, Edu!!!). A Wexford é uma irish red ale, com 5% de grau alcoólico. Cremosa e aveludada (a foto ao lado não me deixa mentir), tem suave amargor misturado ao aroma frutado com malte e leve sabor de lúpulo com caramelo.

Bebida ideal para meia-estação e inverno, para ser servida não muito gelada (8-10º) e acompanha bem petiscos como amendoim e castanhas ou carnes.

Está em meus top 10. Não é muito fácil de encontrar, mas dá para achar em alguns empórios de São Paulo por cerca de 12 Reais.

Nota: 8,5

* Curiosidade: não consegui achar no site do fabricante qualquer menção à Wexford. Alguém sabe me dizer por quê? Outra confusão (que me fez postar a cerveja como originalmente vinda da Irlanda) foi que no distribuidor oficial do Brasil, diz que a cerveja é originária da Irlanda. Está tudo muito estranho e confuso; se eu descobrir ou alguém me der uma luz, coloco aqui no post.

2 comentários:

Edu Silva disse...

Uma ótima cerveja com certeza! Uma das minhas preferidas.

Mas apesar de ser uma Irish Cream ela é na verdade uma cerveja inglesa e não irlandesa.

Fabricada pela cerveja inglesa Greene King / Morland Brewery

abração!!

Zeezo disse...

Vc tem razão, Edu! Valeu a correção. Mas como a cerveja tem espírito irlandês, fica valendo pro St. Patrick. Aliás, tomarei uma hoje prá ele!

;-)