terça-feira, 16 de março de 2010

Penne ao pesto

Esse é um prato que eu gosto muito de fazer e os amigos sempre me cobram. O resultado, modéstia à parte, é melhor do que em muitos restaurantes por aí... faço tudo no "olhômetro", mas tentarei lhes passar uma medida aproximada. O acerto se dá pelo paladar, na medida em que fizerem o molho pesto: ao provar, dá prá saber se falta mais sal, ou manjericão, por exemplo.

Ingredientes:
  • 1 pacote de penne (ou parafuso) "grano duro" 
  • 1 maço grande de manjericão
  • 1 pacote médio de nozes (funciona bem também com castanha do Pará)
  • Parmesão para ralar (Faixa Azul está de bom tamanho... parmesão baratinho pode alterar, e muito o resultado final)
  • 1 dente de alho
  • Azeite Extra Virgem (quanto menor a acidez, melhor ao paladar e ao estômago - procure usar algum que seja 0,5% ou menor)
Modo de preparar:

Separe as folhas do manjericão, masse o alho, separe um punhado das nozes e rale grosso o parmesão (cerca de 100g). Em um liquidificador, coloque 1 copo (cerca de 250ml) do azeite, metade das folhas do maço de manjericão, uma pitada de sal, o alho e metade do parmesão, bata em velocidade média até virar uma pasta homogênia. Vá adicionando aos poucos o restante dos ingredientes, em uma velocidade maior do liquidificador. Provavelmente estará uma pasta bem mais grossa. Vá sentindo o sabor para saber qual ingrediente falta e vá dosando. Só tome cuidado com o sal, para não passar do ponto. Quando achar que está bom, reserve.

Cozinhe o penne em água fervente, até ficar ao dente (macio e firme ao mesmo tempo). Não adicione óleo na água porque isso é mito. Coloque só sal. Quando a massa estiver pronta, escorra, coloque de volta na panela e, após bater o pesto mais um pouquinho no liquidificador, despeje-o por cima, misturando-o bem.

Acredito que o sucesso será garantido. Depois me diga aqui se ficou bom.

Um comentário:

Leandro Vusberg disse...

Ah, eu queria fazer parte dessa mistura de ideias... rs
Achei sensacional o blog.
Saudades dos dois!